Coren denuncia irregularidades na saúde de Ariquemes

Fonte: Rondoniagora

Quarta-Feira, 08 de Agosto de 2018 às 11:19

Compartilhar matéria:

O Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren-RO) denunciou irregularidades na contratação de profissionais de enfermagem na prefeitura de Ariquemes. Ao verificar as anomalias comunicou imediatamente a Justiça para que os serviços prestados na área de forma precária não prejudiquem a população.

De acordo com o Coren, embora haja vários profissionais da enfermagem aprovados em concurso público e aguardando serem chamados para trabalhar, a municipalidade optou em contratar serviços terceirizados para suprir as necessidades na área e desprezar os profissionais aptos para ingressarem ao serviço público.

Além de ferir princípios constitucionais, o ato da administração municipal de Ariquemes, é um sinal claro de desrespeito com a população humilde que utiliza o sistema público de saúde uma vez que o meio adotado de contratação precariza os serviços prestados: seja em relação a qualificação, seja em salários aviltantes. “Ao terceirizar os serviços a municipalidade burla as regras constitucionais que obriga o ingresso no serviço público via concurso de provas e títulos. A decisão é tão desastrosa que o pagamento por plantões beira a irresponsabilidade”, protestou Sílvia Neri, presidente do Coren.

Todas estas irregularidades da prefeitura de Ariquemes estão relatadas num documento encaminhado pelo Corem aos órgãos de controle, a exemplo do Ministério Público Federal e Estadual, Ministério Público do Trabalho e Tribunal de Contas. “Saúde é para ser tratada com seriedade e prioridade pelos nossos gestores. A precarização da área afeta as pessoas mais necessitadas. Nossos profissionais também exigem respeito e tratamento dignos por parte das nossas autoridades”, protestou Sílvia.

Direção Geral: Vinicius Queiroz
Rua Reverendo Elias Fontes - N°1914, Agenor de Carvalho
Porto Velho/RO. 76820-294
Fone: 69-99993-4921