OPINIÃO E POLÍTICA – Confira os vereadores que aprovaram a “OS” proposta por Hildon Chaves – Por João Paulo Prudêncio

Fonte: JH Notícias

Terça-Feira, 08 de Maio de 2018 às 10:36

Compartilhar matéria:

Votado

Sem muita preocupação com a opinião pública, os vereadores de Porto Velho colocaram em votação o projeto do prefeito Hildon Chaves de repassar a maioria da gestão da saúde municipal para entidades ou organizações de cunho social, sistema conhecido como “OS” e implantado em estados como Goiás e São Paulo, onde até os dias atuais está longe de ser um sucesso nessas localidades.

Aprovado

Porém, mesmo com o esquecimento do prefeito perante a casa de leis municipal, que não compareceu a Audiência Pública promovida pelos vereadores para tratar o caso, a proposta passou e Porto Velho estará integrado ao sistema de “OS” a partir desta segunda-feira (7). O grande problema é que a comunidade sequer sabe do que se trata esse projeto, nem mesmos os vereadores, já que não promoveram debates significativos sobre o tema.

Votaram sim 

Joelna Holder,

Pastor Edésio,

Marcelo Cruz,

Márcio Pacele,

Jacaré,

Marcelo Reis,

Maurício Carvalho,

Jair Montes,

Márcio Miranda,

Marcelo Reis,

Alan Queiroz,

Bengala.

Votaram não 

Ada Dantas,

Cristiane Lopes,

Aleks Palitot,

Marcio Oliveira e;

Luan da TV.

Ganha força

O fato é que Hildon Chaves mostrou musculatura dentro do legislativo para aprovar tudo que lhe convém sem ter que se esforçar muito para agradar a opinião pública, uma vez que o prefeito não é muito acostumado á ter proximidade com o povo de uma forma mais ampla, ou seja, não sabe lidar com o “povão”.

Perde força

Há cada votação feita dessa forma, os vereadores vão caindo cada vez mais em descrédito com a comunidade, que renovou o quadro legislativo no último pleito na ânsia de finalmente ver mudança na forma de gestão da Casa de Leis da cidade, porém, se mostrando curvada perante ao “rei” e de costas para o povo, os vereadores vão mostrando a quem realmente servem.

Nem todos

Mas, alguns vereadores não engoliram essa afronta à sociedade portovelhense de forma passiva, a vereadora Ada Dantas (PMN), já garantiu que entrará na justiça para anular a votação, uma vez que o projeto sequer cumpriu o período regimental de três dias antes da votação para as devidas análises dos legisladores, caracterizando essa aprovação da “OS” como um ato ilegal. O caso será tratado na Justiça.

Vergonha 

A grande verdade é que fica a frustração e sensação de vergonha em grande parte dos eleitores da capital rondonienses a cada situação como essa, já que a opinião da população parece não importar e a força do vereador é na verdade conquistada através de barganhas e concessões públicas, mantendo um vínculo à um cíclico sistema que apenas corrói Porto Velho e seus moradores.

Futuro

Estão abertas as inscrições no site do Senado às inscrições para o projeto Senador por um dia, onde jovens terão a oportunidade de conhecer o trabalho legislativo por dentro. Em Rondônia um projeto semelhante concedeu ao jovem Eliardo Vicente, estudante do colégio Tiradentes, o exercício do cargo de deputado por um dia.

A coluna

João Paulo Prudêncio é jornalista e editor de política do jornal JH Notícias. Informações e sugestões de pauta através dos telefones (69) 99230-0591 ou (68) 99217-1709 ou no e-mail joaoprudencio65@gmail.com

Direção Geral: Vinicius Queiroz
Rua Reverendo Elias Fontes - N°1914, Agenor de Carvalho
Porto Velho/RO. 76820-294
Fone: 69-99993-4921