SALVADOR - Cinco mil atendimentos médicos durante o carnaval

Fonte: Bahia Notícias

Quarta-Feira, 14 de Fevereiro de 2018 às 16:01

Compartilhar matéria:

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) registrou quase cinco mil pessoas nos postos instalados nos circuitos do Carnaval. Do total, 145 foram transferidas para unidades fixas de saúde, o que representa 3% do total de atendimentos. Os principais motivos de remoção foram para avaliação com especialistas e realização de exames radiológicos, laboratoriais e tomográficos.

Destaca-se que 50% das transferências foram para Unidades da rede própria, sendo a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Vale dos Barris a principal referência, absorvendo a maior parte das demandas oriundas dos circuitos do carnaval. “Esses dados comprovam que contamos com profissionais capacitados e infraestrutura adequada para prestação de um atendimento de excelência nos circuitos da folia. A qualidade do serviço é determinante para o socorro à vida”, avalia o secretário municipal de saúde, José Antônio Rodrigues Alves.

Até a manhã desta quarta-feira (14) foram realizados 4.953 atendimentos nos circuitos Dodô, Osmar e Batatinha, a maioria do tipo clínico como casos de intoxicação alcoólica. Mais de 1,6 mil profissionais de saúde trabalharam no Carnaval de Salvador, entre médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e profissionais de apoio que atuaram nos 10 módulos assistenciais nos seis dias oficiais de folia. Essas unidades de atendimento contaram com 130 leitos para atendimento aos pacientes clinicamente instáveis, além da retaguarda de 56 ambulâncias, oito motolâncias, helicóptero e veículos de suporte avançado para intervenção rápida.

Direção Geral: Vinicius Queiroz
Rua Reverendo Elias Fontes - N°1914, Agenor de Carvalho
Porto Velho/RO. 76820-294
Fone: 69-99993-4921