BELÉM - Justiça barra aumento de IPTU proposto por prefeitura

Fonte: DOL

Terça-Feira, 06 de Fevereiro de 2018 às 13:35

Compartilhar matéria:

O Tribunal de Justiça do Estado do Pará, através da 5ª Vara da Fazenda Pública de Belém, emplacou mais uma derrota para as pretensões do prefeito Zenaldo Coutinho, e decidiu barrar o aumento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) na capital. A decisão atendeu a uma ação popular movida pelo Partido Socialista (Psol) contra o reajuste.

Segundo a vereadora Marinor Brito, líder do PSOL na Câmara Municipal de Belém (CMB), o prefeito praticou abuso de poder quando, em 18 de dezembro do ano passado, criou uma portaria reajustando o IPTU de Belém. "Essa prerrogativa é de exclusividade da CMB e a lei venda qualquer ação do executivo municipal que vá alem da reposição dos índices inflacionários", disse a parlamentar.

REAJUSTE POLÊMICO

O prefeito de Belém tentou manobrar junto à CMB em dezembro de 2017, para aumentar em cerca de 40% o IPTU. Desde então, a Justiça e a própria ação popular tentavam suspender a ação de Zenaldo.

Após forte pressão popular, a Prefeitura ainda tentou justificar, informando que não tratava-se de um aumento, mas sim de um "atualização", uma vez que, segundo a gestão municipal, o valor do imposto estava desatualizado há vários anos.

Deputado Jesuino Boabaid se indigna com veto do governo

Deputado Jesuino Boabaid se indigna com veto do governo

Sessão Solene homenageia servidores da SEJUS

Sessão Solene homenageia servidores da SEJUS

Direção Geral: Vinicius Queiroz
Rua Reverendo Elias Fontes - N°1914, Agenor de Carvalho
Porto Velho/RO. 76820-294
Fone: 69-99386-6052