PTRAN inicia operação Carnaval 2018 com efetivo de 846 policiais

Fonte: Assessoria

Quinta-Feira, 01 de Fevereiro de 2018 às 14:30

Compartilhar matéria:

A operação de policiamento durante carnaval 2018 realizada pela Companhia de Trânsito da Polícia Militar do Estado de Rondônia começa nesta sexta-feira (2) e segue até o próximo dia 17, com fiscalização nos dias em que os blocos com maior número de foliões vão se apresentar e nas ocasiões com maior risco social.

A ideia é coibir as infrações e crimes de trânsito mais comuns neste período, como dirigir embriagado, não respeitar a sinalização e nem a velocidade permitida na via. De acordo com o subcomandante da Companhia de Trânsito, capitão Luiz Carlos Garibaldi, será mobilizado um efetivo de 846 policiais militares durante a operação.

“Há uma mobilização para garantir a segurança neste período de maior demanda. As unidades administrativas acabam cedendo efetivo, policiais do interior também dão apoio assim como equipes das Forças Táticas, o que reforça nossa capacidade operacional”, aponta o capitão Garibaldi.

Fiscalização

O subcomandante explica que a fiscalização começa com a verificação de que os responsáveis pelos blocos realmente realizaram a interdição das vias autorizadas pela Secretaria Municipal de Trânsito. Também é feito a fiscalização da segurança dos veículos utilizados pelos blocos.

Os condutores dos veículos dos blocos passarão por teste de etilômetro antes, durante e após o desfile. O público também será abordado para procedimentos de segurança no trânsito. “Vamos fiscalizar o documento tanto do veículo como do motorista e também a alcoolemia, certamente haverá a operação consagrada no Estado de Rondônia a Lei Seca para prevenir os excessos”, afirma o capitão Garibaldi.

Ele chama atenção para o fato de quando uma pessoa bebe e dirige, torna-se um risco para todos ao seu redor, além disso, o subcomandante aponta que a euforia do período carnavalesco somado a tendência de alguns motoristas em descumprir as regras do trânsito têm feito, ano após ano, vítimas nesta época. “Geram sequelas físicas e emocionais e nossa missão é evitar que isso ocorra”, considera.

O subcomandante destaca que a Companhia de Trânsito da Polícia Militar assim como os demais órgãos de Segurança Pública estão empenhados em preservar a paz no trânsito, mas que isso só é possível em parceria com o condutor. “Entre os componentes do trânsito como engenharia, mobilidade, fiscalização, um fator preponderante é o condutor. Mesmo nós fazendo de tudo para tornar o trânsito melhor, se o condutor não cooperar não teremos resultado. As regras do trânsito foram feitas para serem cumpridas”, avalia.

Programação de policiamento do Carnaval 2018

Sexta-feira (2/2) – Areal Folia – 22h – 48 policiais
Sábado (3/2) – Até que a Noite Vire Dia – 22h – 48 policiais
Domingo (4/2) – Furacão da Zona Sul – 20h – 60 policiais
Quinta-feira (8/2) – Bloco Vai e Volta – 22h – 72 policiais
Sexta-feira (9/2) – Us Dy Phora – 23h – 24 policiais/ Canto da Coruja – 23h – 24 policiais
Sábado (10/2) – Bando do Vai Quem Quer – 16h – 91 policiais
Domingo (11/2) – Murupi – 22h – 72 policiais
Segunda-feira (12/2) – Jatuarana Sul – 22h – 60 policiais/ Arco-Íris – 16h – 70 policiais
Terça-feira (13/2) – Carnaleste – 17h – 70 policiais/ Porto Maria – 22h – 72 policiais
Sexta-feira (16/2) – Leva Eu – 23h – 60 policiais
Sábado (17/2) – Tô de Folga – 21h – 36 policiais/ Axé Folia Mix – 22h – 36 policiais.

Deputado Jesuino Boabaid se indigna com veto do governo

Deputado Jesuino Boabaid se indigna com veto do governo

Sessão Solene homenageia servidores da SEJUS

Sessão Solene homenageia servidores da SEJUS

Direção Geral: Vinicius Queiroz
Rua Reverendo Elias Fontes - N°1914, Agenor de Carvalho
Porto Velho/RO. 76820-294
Fone: 69-99386-6052