Comunidade se une e limpa canal na capital

Fonte: Rondoniagora

Quarta-Feira, 31 de Janeiro de 2018 às 10:00

Compartilhar matéria:

Uma equipe de seis voluntários do projeto “Desperta Já” decidiu colocar a mão na massa, ao invés de apenas reclamar do poder público. No último domingo (28), eles promoveram um mutirão de limpeza na Praça dos Tanques, localizada na Avenida Governador Jorge Teixeira com Quintino Bocaiúva, no Bairro Embratel, em Porto Velho. Em apenas uma hora, foram retirados 20 sacos de lixo incluindo, garrafa pets, papel e saco plástico.
O idealizador do mutirão na capital, Fabrício Jurado, explica que o local foi escolhido porque estava abandonado. “Antes de escolher essa praça, eu passei por lá e percebi que estava abandonada e cheio de lixo que é jogado por quem frequenta o local. As pessoas ficam muito dependentes do governo e município, sabemos que somos pagadores de impostos, mas cada indivíduo tem que tomar uma atitude para tentar melhorar a vida, seja se organizando em associações ou comunidade de bairro para tentar transformar um pouco a cidade”, explicou.

O primeiro mutirão aconteceu em dezembro de 2017, quando os voluntários se reuniram em uma turma de 30 pessoas para doar sangue. “Esse mês de janeiro foi voltado para a limpeza de praças públicas, rios, parques e praias em vários estados do Brasil. Nós escolhemos a praça que fica no canal dos tanques próximo a rodoviária que estava bem suja e fizemos a limpeza tirando o grosso porque tem serviço que não conseguimos fazer”, disse Fabrício.

Em Porto Velho, aproximadamente 65 pessoas participam do “Desperta Já” de forma voluntária. “Depois de ontem que foi nossa segunda ação, muitas pessoas mostraram interesse em participar e nossa ideia é tentar reunir mais voluntários para tentar transformar nosso país”, disse.

Para o mês de fevereiro está sendo programado o “Mutirão do Saber”, aonde serão oferecidas palestras e aulas para vários seguimentos levando conhecimento para crianças e jovens sobre política e questão social. O local ainda está sendo decidido pelos organizadores.

Fabrício faz um apelo para os moradores e frequentadores de locais públicos. “Depois que limpamos a praça eu passei por lá e percebi que já tinha lixo jogado. Então, eu peço que as pessoas cuidem daquele local público porque isso foi feito com nosso dinheiro e devemos fazer nossa parte cuidando, não jogando lixo e destruindo o que foi feito”, pediu.

Quem tiver interesse em ser um voluntário, basta se cadastrar pelo site www.despertaja.com e fazer o cadastro gratuitamente sem vínculo político.

Direção Geral: Vinicius Queiroz
Rua Reverendo Elias Fontes - N°1914, Agenor de Carvalho
Porto Velho/RO. 76820-294
Fone: 69-99993-4921