Furacão Maria destrói a ilha Dominica

Fonte: BBC

Terça-Feira, 19 de Setembro de 2017 às 15:13

Compartilhar matéria:

Afligiu-se para um quatro depois de causar "danos generalizados" na ilha, mas agora está empacotando ventos máximos sustentados de 260 km/ h novamente.

A tempestade está se movendo aproximadamente ao longo da mesma faixa que Irma, o outro furacão da categoria cinco da temporada.

Maria agora está indo para as Ilhas Virgens e Porto Rico.

O governador de Porto Rico, um território dos Estados Unidos, disse aos 3,5 milhões de pessoas da ilha buscarem abrigo.

Um toque de recolher foi imposto nas Ilhas Virgens Britânicas na noite de segunda-feira e os residentes foram convidados a ficar dentro de casa até a tempestade ter passado.

Os oficiais temem que os restos deixados por Irma no início deste mês agora possam ser extremamente perigosos nos ventos de Maria.

A nova tempestade está se mostrando particularmente traiçoeira, pois sua força pode mudar dramaticamente em questão de horas.

 

O que sabemos do dano em Dominica?

 

A antiga colônia britânica, com uma população de 72 mil habitantes e com menos de 50 km de comprimento e 25 km de largura, escapou do pior do furacão Irma há duas semanas.

Mas na segunda-feira, o olho da nova tempestade da categoria cinco passou diretamente, aterrando às 21:00 hora local (01:00 GMT, terça-feira).

O telhado da residência oficial do primeiro-ministro Roosevelt Skerrit foi expulso na tempestade.

"O meu maior medo para a manhã é que vamos despertar para as notícias de graves ferimentos físicos e possíveis mortes como resultado de possíveis deslizamentos provocados por chuvas persistentes", disse ele em uma publicação no Facebook .

"Até agora, os ventos varreram os telhados de quase todas as pessoas com quem falei ou entrei em contato. O telhado da minha própria residência oficial estava entre os primeiros a sair e isso aparentemente provocou uma avalanche de telhados raspados na cidade e o campo".

Os portos aéreos e marítimos provavelmente seriam "inoperáveis ​​por alguns dias", acrescentou o primeiro-ministro.

 

Para onde mais Maria passou?

Como o furacão atingiu no meio da noite, foi difícil avaliar a extensão do dano até agora.

O território francês da Martinica foi atingido por cortes de energia, mas é pensado que escapou de graves danos.

As imagens mostram inundações em Guadalupe enquanto há relatos de inundações, deslizamentos de terra e cortes de energia em partes de Santa Lúcia.

Jacques Witkowski, chefe da segurança civil francesa, disse aos repórteres que era muito cedo para determinar se Guadalupe escapava de grandes danos, informou a agência de notícias AP.

 

Onde próximo?

Os avisos de furacão foram emitidos para Guadalupe, São Cristóvão, Nevis, Montserrat, Estados Unidos e Ilhas Virgens Britânicas, Porto Rico, Culebra e Vieques.

O comissário de segurança pública de Porto Rico, Hector Pesquera, emitiu um severo aviso aos residentes da ilha.

"Você deve evacuar. Caso contrário, você vai morrer", disse ele. "Eu não sei como fazer isso mais claro".

 

O governador de Porto Rico, Ricardo Rossello, disse que havia 500 abrigos que poderiam abrigar mais de 100 mil pessoas.

O senhor deputado Rossello advertiu que a tempestade poderia ser "devastadora e catastrófica", acrescentando que esperava perder muita infra-estrutura, disse à CNN.

Ele acrescentou que a Agência Federal de Gerenciamento de Emergências estava disponível para trazer água potável e ajudar a restaurar o poder após a tempestade.

As advertências de tempestades tropicais foram emitidas para Antígua e Barbuda, Saba, St Eustatius, St Martin, Anguilla e Martinica.

 

Como Maria reuniu força tão rápido?

 

Maria saltou de uma categoria três para uma categoria brutal cinco em apenas algumas horas na segunda-feira, o que foi um choque para as pessoas na Dominica.

 

Um fator em seu rápido desenvolvimento é que as temperaturas locais da superfície do mar são atualmente anormalmente altas por uma margem de cerca de um a dois graus, diz o meteorologista da BBC, Steve Cleaton.

A temperatura elevada da superfície do mar terá contribuído para o rápido desenvolvimento deste sistema, em conjunto com outras condições atmosféricas muito favoráveis ​​dentro da localidade, como o baixo corte do vento, acrescenta nosso meteorologista.

 

 

O trabalho de alívio de Irma será afetado?

Algumas ilhas no caminho de Maria escaparam do pior do furacão Irma e foram usadas como bases para distribuir alívio para lugares que não eram tão afortunados.

Agora, há preocupações de que este trabalho possa ser comprometido se eles também forem atingidos.

 

A Guadalupe tem sido uma cabeça de ponte para a ajuda aos territórios franceses Irma-hit, enquanto Puerto Rico também ofereceu assistência crucial aos seus vizinhos.

 

As forças ultramarinas se mobilizam

Grã-Bretanha, França, EUA e Holanda têm territórios ultramarinos no Caribe.

O governo britânico disse que mais de 1.300 soldados ficaram colocados na região e uma equipe militar adicional havia sido implantada. Uma equipe de resiliência militar de 42 soldados também foi implantada nas Ilhas Virgens Britânicas.

A marinha holandesa pediu que as tropas se dirigissem a Saba e a São Eustatius para reforçar a segurança em meio aos temores de potenciais saqueos.

O presidente dos EUA, Donald Trump, declarou o estado de emergência para Puerto Rico e as Ilhas Virgens dos EUA, onde o exército dos EUA vem evacuando pessoal.

 

Deputado Jesuino Boabaid se indigna com veto do governo

Deputado Jesuino Boabaid se indigna com veto do governo

Sessão Solene homenageia servidores da SEJUS

Sessão Solene homenageia servidores da SEJUS

Direção Geral: Vinicius Queiroz
Rua Reverendo Elias Fontes - N°1914, Agenor de Carvalho
Porto Velho/RO. 76820-294
Fone: 69-99386-6052