Chamada escolar para analfabetos da Capital já reuniu 3 mil inscritos

Fonte: Rondoniagora

Quarta-Feira, 16 de Agosto de 2017 às 18:32

Compartilhar matéria:

Através do Plano Municipal de Educação (PME), a Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Porto Velho, realizou do dia 31 de julho a 11 deste mês a chamada escolar da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para cadastramento com objetivo de erradicar o analfabetismo absoluto e reduzir o analfabetismo funcional.

O senso de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na capital há cerca de 16.248 analfabetos com mais de 15 anos entre a população de baixa renda. Segundo a gerente da Divisão de Educação Especial de Ensino Rural e Educação para Jovens e Adultos (Diejaeer), da Semed, Alessandra de Paula Figueiredo, já estão inscritos 340 pessoas, algumas já em sala de aula, das 3 mil fichas já recebidas pelo Movimento Rondônia pela Educação (Fiero), mas os dados ainda estão sendo encaminhados pelas localidades.

A Prefeitura é parte do movimento e, com metas diretas para o Município, tem a parceria do governo estadual para a execução das ações. “Ainda estão chegando os números da área rural, e já podemos afirmar que a maior concentração de analfabetos está nessas áreas mais afastadas da cidade. Com a divulgação através das 16 escolas municipais urbanas que dispõe da EJA e outras seis que estão espalhadas nas áreas rurais, estamos alcançar já nessa primeira fase 10% da demanda programada para ser realizada até 2024”, explicou Alessandra.

Pelo programa Brasil Alfabetizado, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), dispôs para o município o total de 200 vagas que serão destinadas aos analfabetos absolutos, que nunca estudaram, incluindo material escolar para estudo e facilitando com horários e dias de aulas que sejam mais adequados para incentivar a frequência e permanências dos alunos. Segundo Juliene Rezende, diretora do Departamento de Políticas Educacionais da Semed, todas os meios para facilitar o acesso estão sendo considerados e no início do próximo ano letivo todos os inscritos devem estar em sala de aula.

Deputado Jesuino Boabaid se indigna com veto do governo

Deputado Jesuino Boabaid se indigna com veto do governo

Sessão Solene homenageia servidores da SEJUS

Sessão Solene homenageia servidores da SEJUS

Direção Geral: Vinicius Queiroz
Rua Reverendo Elias Fontes - N°1914, Agenor de Carvalho
Porto Velho/RO. 76820-294
Fone: 69-99993-4921