Exclusivo: ministro de Minas e Energia adia decisão sobre aumento de tarifa e não garante redução

Fonte: Nahoraonline, Carlos Terceiro

Quarta-Feira, 13 de Março de 2019 às 15:58

Compartilhar matéria:

A bancada federal foi informada, pelo ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, hoje, (13), através do coordenador deputado Lúcio Mosquini que a sua equipe ainda está procedendo as tratativas diretamente com a ANEEL e ENERGISA, sobre a redução da tarifa de energia elétrica em Rondônia.

O ministro foi enfático, ao declarar que não há nenhuma garantia por parte de sua pasta que isso vá acontecer. Para ele, é um assunto complexo que envolve investimento e melhorias no setor elétrico e cabe a decisão final a empresa prestadora do serviço.

Segundo Mosquini, está marcada para o dia 20 de março mais uma reunião no Ministério com a participação dos 11 parlamentares e representantes sindicais e defensores dos consumidores.

Com relação ao ultimato da decisão do Ministério de Minas e Energia sobre a redução da tarifa, marcado para hoje, dia 13, o ministro ignorou completamente porque esclareceu que esse episódio não cabe somente a ele decidir, mas, as instituições envolvidas que alegam prejuízos, caso essa redução venha a se concretizar.

Vale lembrar que a Energisa conseguiu derrubar a liminar que impedia o aumento abusivo da energia elétrica em Rondônia, no percentual de 27%. A decisão ocorreu na ação ingressada pelo MPF, MP, Conselho Estadual de Defesa do Consumidor e Defensoria Pública.

Para os rondonienses, resta esperar porque esse imbróglio não depende de vontade política, ao que parece, porque o lobby da empresa é grande, tanto que há uns 15 dias atrás, eles colocaram seus assessores para visitar os gabinetes dos parlamentares em Brasília, tentando convencê-los de que o percentual de 27% está correto.

O que mais preocupa a população e aos parlamentares é a não garantia de redução por parte do governo federal, isso será amplamente debatido na próxima audiência.

Direção Geral: Vinicius Queiroz
Rua Reverendo Elias Fontes - N°1914 , Agenor de Carvalho
Porto Velho/RO. 76820-294
Fone: 69999934921